dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    

Solos supressivos são aqueles que apresentam-se inóspitos a alguns fitopatógenos, sendo de dois tipos: a) o patógeno não pode estabelecer-se no solo (solo com supressividade ao patógeno); b) o patógeno estabelece-se causando doença severa no início e esta diminui de intensidade à medida que se sucedem os anos de cultivo (solo com supressividade a doenças). Esses tipos de solos passam, em sua maioria, despercebidos pela baixa incidência de doenças mesmo quando o patógeno está presente em alta densidade de inóculo.

Os mecanismos envolvidos na supressividade de solos a fitopatógenos são variados e complexos, sendo de grande interesse conhecer a natureza da interação entre a planta hospedeira, o patógeno e a comunidade microbiana ao redor, de modo que os solos agrícolas possam ser manejados para estimular a supressão às doenças. Patógenos de plantas, antes de penetrarem no hospedeiro, comumente são transeuntes no solo, sendo expostos durante este período a várias interações com outros micro-organismos presentes. Há um somatório de vários estresses subletais no propágulo do patógeno, como parasitismo, predação, exaustão e lise, de modo que a diversidade biológica presente no solo exerce papel fundamental na manutenção da estabilidade dos sistemas.

Como, então, desenvolver a supressividade do solo? Certamente, as possibilidades incluem ênfase na manutenção da matéria orgânica do solo para suportar a atividade biológica e a busca por práticas agrícolas que, seletivamente, interfiram de forma positiva na qualidade do solo. Dentre os numerosos métodos disponíveis para o manejo da matéria orgânica do solo destacam-se as práticas de cultura de cobertura e de adição de matéria orgânica de fonte externa, por meio de composto (processo termofílico) e húmus de minhoca, também conhecido como vermicomposto.

As minhocas, principalmente as espécies detritívoras, facilitam o trabalho dos micro-organismos decompositores da matéria orgânica e o desenvolvimento de populações consideráveis desses micro-organismos. São essas populações de micro-organismos úteis que tornam o húmus de minhoca superior ao composto pela liberação de enzimas e outras substâncias que agregam as partículas do solo; pela liberação de nutrientes minerais (nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, manganês, magnésio, enxofre, cobre, zinco e outros) e orgânicos (aminoácidos, acúçares, gorduras, ácidos húmicos e outros) em decorrência da decomposição da matéria orgânica; além da liberação de várias substâncias formadas pelos próprios micro-organismos (hormônios de crescimento, antibióticos e vitaminas) e que, em conjunto, contribuem para a nutrição de plantas e sua resistência a doenças.

De forma surpreendente, a investigação da utilização do húmus de minhoca na supressão a doenças de plantas é relativamente recente em comparação aos compostos termofílicos. As investigações, em sua grande maioria direcionadas à avaliação de diferentes origens do húmus de minhoca na supressividade a doenças em vários patossistemas (interação patógeno/hospedeiro), indicam um futuro promissor desta prática de manejo de doenças de plantas, muito embora a supressão a doenças mediada por húmus de minhoca permaneça altamente variável e dependente, dentre outros fatores, da engenharia de produção do húmus ou, em outras palavras, do resíduo orgânico e da espécie de minhoca empregados no processo de obtenção do húmus, bem como do método de produção. 

Na prática, a supressão específica ocasionada pelo estímulo de micro-organismos antagonistas específicos, como fungos e bactérias, envolve a combinação de efeitos diretos e indiretos relacionados, respectivamente, às interações patógeno-antagonistas e patógeno-planta-antagonista. No primeiro caso, os mecanismos propostos de supressão específica envolveriam o parasitismo, a antibiose, a competição por nutrientes ou sítios específicos de infecção e enzimas extracelulares envolvidas na destruição de propágulos do patógeno ou na prevenção de sua germinação. A resistência induzida (respostas de defesa das plantas) tem sido, por outro lado, apontada como efeito indireto mediado pelo hospedeiro na presença de micro-organismos específicos (eliciadores).

Esforço de pesquisa, relacionado à utilização de práticas agrícolas sustentáveis para o controle de doenças de plantas, centradas no aumento da diversidade de populações microbianas benéficas do solo, vem sendo empreendido na Embrapa Clima Temperado. Enfoque tem sido direcionado para a implementação de práticas efetivas de utilização do húmus de minhoca e seu extrato aquoso (húmus líquido), especialmente em horticultura, para o desenvolvimento de solos supressivos ao fungo Sclerotium rolfsii, patógeno com ampla gama de hospedeiros e de difícil controle em solos infestados. À parte das características potenciais de supressão a doenças, o húmus de minhoca tem sido investigado quanto a seu potencial como veículo para agentes de biocontrole, ou seja, como substrato que poderia não somente suportar o crescimento e a proliferação de organismos de biocontrole, mas  aumentar o potencial de controle de doenças pela provisão de grau adicional de supressão.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Adubação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada